O Que Esperar do Curso e da Carreira no Direito

Photo by Matese Fields on Unsplash

Compartilhe

Curso de Direito

O Que Esperar do Curso e da Carreira no Direito

Chegou a hora de decidir o futuro. Saiba, o que esperar do curso de direito e da carreira jurídica


CHEGOU A HORA DA ESCOLHA, E AGORA?

Nós sabemos que não é uma tarefa fácil, principalmente porque se trata de uma decisão que certamente refletirá no seu futuro profissional. Por isso tenham calma amigos(as), vamos juntos analisar o assunto e esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas. Certo!?

Direito, o que é?

Imagem de Pexels por Pixabay

Em seu sentido mais amplo, o Direito pode ser entendido como uma área das ciências humanas, que se dedica ao estudo das leis de uma determinada sociedade. Ele está presente nas mais variadas situações do nosso dia a dia, como por exemplo, quando contratamos uma prestação de serviço ou quando compramos um produto em uma loja, da mesma forma está presente nas negociações empresariais, em pactos nupciais(casamentos), nas relações de trabalho etc., etc., etc. O direito está em toda parte.

Em torno do nosso ESFÉRICO planeta Terra, o Direito se manifesta por sistemas jurídicos diferentes, dentre eles, podemos citar os dois mais utilizados pelo mundo, o Civil Law e o Common Law. O Direito Brasileiro herdou das suas raízes, o sistema Civil Law, do Direito Romano-Germânico. O Sistema Civil Law, é formado por códigos que trazem em seu bojo, as normas de uma sociedade, na forma objetivada da lei.

No Ordenamento Jurídico Pátrio, o Direito é concebido por um conjunto de normas que formulam a estrutura do Estado e regulam as relações sociais. Essas normas, são criadas através de um processo legislativo e democrático. Em seguida, são promulgadas e publicadas e, a partir de então, passam a vigorar.

Existem vários sentidos atribuídos à palavra direito, mas por hora, importa destacar que o direito originou-se a partir de um fenômeno social, sem o qual não poderia existir.

Por fim, podemos afirmar que o Direito é necessário e fundamental para organizar a sociedade e a relação e limitar o poder vertical do Estado sob os seus cidadãos.

Noções Básicas do Direito – (Saiba mais sobre o Direito – Aqui)

Na Faculdade

Na faculdade os alunos vão conhecer a ciência do direito. O estudo e a aplicação das leis, fundamentam-se em teorias de diversas correntes doutrinárias, bem como se alimenta de outras ciências como a filosofia, sociologia, psicologia, política e todas as outras. Além disso, o Direito ganha suas formas de acordo com os costumes e valores éticos, sociais e morais, de uma determinada sociedade.

O Curso de Direito é composto por várias cadeiras, que também podem ser chamadas de disciplinas. São algumas delas: História do Direito Brasileiro, Ciências Sociais, Ciências Políticas, Filosofia e Sociologia aplicada ao Direito, Psicologia, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Penal, Direito Tributário, Direito Trabalhista, Direito Empresarial, Direito do Consumidor, Direito Administrativo, Direito Previdenciário e Direito Internacional. Além disso, o estudante também irá aprimorar as suas habilidades em Português, Redação e Oratória. 

Imagem de Jan Vašek por Pixabay

É importante pontuar que no curso de direito, além de aprender sobre as leis e a forma na qual  estrutura -se o Ordenamento Jurídico Brasileiro, aprenderão também muitos princípios que certamente agregarão valores.

O QUE ESPERAR DA CARREIRA NO DIREITO?

Assim como em outras profissões, o inicio da carreira no direito é cheia de desafios. Existe muita competitividade no mercado. É preciso ter boa influência, boas relações públicas e é imprescindível estar sempre atualizado(a). Em contra partida, o Direito também proporciona muitas possibilidades, uma vez que existem uma série de vagas/cargos no serviço público, além da advocacia em todos os seus ramos de especialidade.

O Direito é uma profissão bonita e honrada. Pode ser bem atrativo nos quesitos financeiros. Depende do esforço pessoal e do profissionalismo de cada um.

São muitos os ramos do direito,  proporcionando assim, muitas opções de escolha.

O profissional do Direito poderá atuar como advogado(a), ou optar por um concurso público ou mesmo trabalhar em setores jurídicos de empresas.

Na carreira pública são várias as opções, por exemplo, Promotor(a), Desembargador(a), Delegado(a), Juiz(a), ou poderá ocupar um cargo ou função administrativa em Repartições, Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunais, entre outros.

CARREIRA NA ADVOCACIA

Seguir a carreira de advogado significa dizer, vencer desafios diários! As dificuldades existem em todas as profissões e na carreira jurídica não poderia ser diferente. Um advogado precisa estar sempre ligado nos prazos controlando o tempo e atualizando-se continuamente, como já vimos anteriormente.

A rotina entre os fóruns e tribunais pode ser puxada, dependendo da carteira de clientes e da demanda de cada advogado/escritório. Ademais, suas teses precisam ser bem elaboradas com argumentos bem fundamentados na Lei, jurisprudência, doutrina, costumes etc.

Contudo, esse esforço poderá gerar boas recompensas financeiras e satisfações pessoais.

E mais! Você já parou para pensar como se sentiria ao ver que o resultado que o seu trabalho gerou, fazendo o bem para alguém, resgatando a dignidade daquela pessoa!? Fazendo justiça!!!!????

Um bom advogado (a) pode contribuir muito para que a sociedade seja mais justa!

Especializações da carreira de advogado (a)

O Advogado (a) Trabalhista poderá prestar seus serviços para sindicatos, representar empresas ou empregados, em ações ajuizadas na Justiça do Trabalho, ou auxiliar seus clientes nas questões relacionadas á Segurança do Trabalho, elaborar peças processuais, e prestar consultoria jurídica para empresas.

O Advogado (a) Civilista atua nas relações entre particulares, poderá prestar consultorias em empresas sobre temas como responsabilidade civil, analisar contratos e negócios importantes, prestar auxílio jurídico à família, defender e recuperar bens patrimoniais como móveis e imóveis, fazer partilhas, testamentos, e defender seus clientes em audiências nos casos de litígios, sejam entre pessoas jurídicas ou pessoas físicas. O profissional da área poderá se especializar em uma das áreas do Direito Civil, como por exemplo, em Contratos, Direitos de Família, Sucessões etc.

O Advogado (a) Criminalista defende seus clientes para que a lei seja aplicada dentro de certos limites, com seus pesos e suas medidas, garantindo paridade na “disputa” e tudo aquilo que engloba o devido processo legal. Em outras palavras, o criminalista deverá garantir, dentro dos poderes que lhe é concebido, que os direitos do seu cliente sejam respeitados, que não haja excessos e que a seja punição, caso houver, seja justa e proporcional ao agravo, ou dano. Por fim, o advogado(a), deverá dispor dos seus conhecimentos para defender aquele que se sentiu lesado, ofendido ou agredido por alguém, ou por algum determinado fato.

O Advogado (a) do Direito Administrativo encontrará oportunidades no ramo do direito público, como nas ações do Estado em concessões públicas, licitações, serviço público, ações e processos administrativos e daí por diante.

O Advogado (a) do Direito Internacional poderá atuar defendendo os interesses de seus clientes tanto na esfera do Direito Internacional Privado, auxiliando as pessoas físicas nas questões de cidadania, nacionalidade, imigração, bem como auxiliar as pessoas jurídicas a realizarem os seus negócios com as empresas estrangeiras, ou na esfera do Direito Internacional Público, atuando nas em questões evolvidas em leis internacionais, como as relacionadas à Defesa dos Estados, às Forças Armadas, ao Fundo Monetário Internacional (FMI), ou à Organização das Nações Unidas (ONU).

Além dessas existem outras carreiras na advocacia, como tributária, previdenciária, ambiental, marítima, etc.

A novidade que podemos destacar nos dias de hoje é o Direito Digital. Ainda pouco desenvolvido, não existe um rol específico com regulamentações a respeito, uma vez que a tecnologia digital é um fato relativamente novo para o Direito. Contudo, poderão surgir boas oportunidades na área, que está em crescimento.

Muito bem! Esperamos ter ajudado vocês a conhecerem um pouco mais sobre a carreira jurídica e o curso de direito.

Obrigado pela leitura! .MR


mais…

Noções Básicas do Direito – (Saiba mais sobre o Direito – Aqui)

Negócio Processual o que é? – Aqui

Procedimentos – Especial e Comum no CPC – Aqui

Atividade Empresarial – Registro – Aqui

Imposto de Importação e Exportação – Aqui

O que é um Inventário – Aqui

Resolução CONAMA 237/97 – Aqui

ADI – Direito Constitucional – Controle de Constitucionalidade

Recursos e Prazos No Novo Código de Processo Civil Aqui

História do Direito – Surgimento do Constitucionalismo

História do Direito – Evolução Histórica do Constitucionalismo,

História do Direito – Evolução do Direito Ambiental

Constituição Federal – Clique aqui

Código Civil – LEI N o 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002

Código de Processo Civil – LEI Nº 13.105, DE 16 DE MARÇO DE 2015.

Vá para Home Page – ESTAÇÃO DAS LEIS

tags: #Negócio #Processual #Direito #Processual #Direito Civil

na Inicial


Sobre o Autor

Ajude-me com um cafezinho. Sua ajuda é muito importante para o meu trabalho. Muito obrigado!

Clicando no link, você será direcionado(a) para uma tela com a imagem de um QRCode em nome de Marcos Rodrigues.

Ajude com qualquer valor:

Muito obrigado! Boa sorte sempre!

Inscreva-se!

Inscreva-se

* indicates required
Verified by MonsterInsights