Estrutura Textual de Uma Resenha
Estudos Acadêmicos
Estrutura Textual de uma Resenha
O que é uma resenha
Uma resenha, nada mais é do que um texto expositivo-argumentativo que analisa uma determinada obra, seja ela um filme, uma monografia, seja um estudo científico, um determinado objeto, ou ainda, obras de arte como quadros, esculturas, etc.
No que se refere ao resumo, como o próprio nome já diz, o texto deverá conter apenas um resumo da história da obra, descrevendo os pontos e as características principais abarcando a obra como um todo, sem que haja a presença de opinião.
Já no que se refere a resenha, além do pequeno resumo descritivo que deverá situar o leitor sobre qual assunto está sendo tratado no texto, o escritor faz críticas, sejam elas positivas, negativas ou construtivas sobre a obra em análise.
Tipos de críticas em resenhas
Bom, assim como já vimos acima, as resenhas podem desenrolar críticas positivas, negativas ou críticas-construtivas.
Crítica positiva ocorre quando, o escritor traz no texto argumentos que validam as ideias do autor da obra em análise, seja fundamentando com o entendimento de outros autores que vão no mesmo sentido, seja expressando as razões pelas quais acredita que tal obra deve ser apreciada, prestigiada, assistida, lida e assim por diante.
Já na crítica negativa acontece justamente o contrário. O resenhista expressa os pontos com os quais não concorda ou que desqualifica sob argumentos pessoais ou fundamentados em outras obras que vão em sentido adverso ao da obra em questão.
Leia Também História do Constitucionalismo
E na crítica negativa-construtiva, o “crítico” aponta as ideias que considera errôneas, falhas, incompletas ou incoerentes, entretanto, sugere soluções que possam agregar, consertar, sanar, corrigir ou aperfeiçoar determinada obra e assim por diante.
! O texto não deve ser narrado na primeira pessoa.
Estrutura Textual de uma Resenha – Texto
Título
O título é livre. Claro, o mesmo deverá estar de acordo com o assunto da obra, no entanto, o resenhista poderá criar o título à sua preferência.
Ficha técnica
Na primeira parte, o texto deverá conter as informações sobre a obra em análise. Nome e qualificação do autor, ou autores, o nome e do que se trata a obra, em que data foi realizada, qual o contexto ou motivos que levaram à sua criação, em que local foi esculpida, pintada, escrita, filmada, etc.
Resumo
No resumo, o texto deverá trazer a síntese da história ou das características principais que compõem o objeto de estudo. É um texto comum, com começo meio e fim, sucinto, mas que seja suficiente para situar o leitor do contexto geral da obra.
Argumento
Quanto a parte argumentativa, é o local onde o escritor tesse as suas idéias sobre a obra. É a parte aonde o crítico, sob convicção, fundamentos, fatos e ou argumentos, compara, diferencia ou iguala, qualifica ou desqualifica, concorda ou contraria as ideias do autor em determinada obra.
Conclusão
Enfim, a conclusão é o espaço no qual o crítico deve expor a sua opinião, sozinha ou acompanhada das de terceiros, sob determinado aspecto, total ou parcial de uma obra. É a parte aonde o crítico tenta convencer o leitor de que determinado livro, monografia quadro…é uma verdadeira obra de arte, ou que não passa de amadorismo, ou que até mesmo, poderia ser melhor aqui ou ali, se fizesse isso ou aquilo.
Obrigado pela leitura! .MR
Artigos Acadêmicos
Estrutura Textual de Uma Resenha
mais…
ADI – Direito Constitucional – Controle de Constitucionalidade
História do Direito – Surgimento do Constitucionalismo
Resolução CONAMA 237/97 – Aqui
História do Direito – Evolução Histórica do Constitucionalismo
Posses – Classificação, Distinções e Efeitos da Posse
Imposto de Importação e Exportação – Aqui
Prática Simulada Trabalhista 08 – Clique aqui
Atividade Empresarial – Registro – Aqui
Acesse o PAINEL DE CASOS CONCRETOS
Link’s Úteis
Convenção de Viena de 1969 – Decreto 7.030 de 2009
Constituição Federal – Clique aqui
Código Civil – LEI N o 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002
Código de Processo Civil 2015 – Clique aqui
LEGISLAÇÂO – CLT DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943
EC 45 – EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004
Código Penal – Clique aqui – DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940
Vá para Home – Clique aqui