Caso Concreto 4 Direito Empresarial II

Caso Concreto 3 Direito Empresarial II

Compartilhe

Direito Empresarial

Resposta do Caso Concreto 4 Direito Empresarial II

OAB – XIV Exame – Prático Profissional – 2ª Fase – 2014


Caso Concreto 4 Direito Empresarial II

Caso Concreto

Uma letra de câmbio foi sacada por Celso Ramos com cláusula “sem despesas” e vencimento no dia 11.09.2013. O tomador, Antônio Olinto, transferiu a cambial por endosso para Pedro Afonso no dia 03.09.2013. O título recebeu três avais, todos antes do vencimento, sendo dois em branco e superpostos, e um aval em preto em favor de Antônio Olinto. A letra de câmbio foi aceita e o endossatário apresentou o título para pagamento ao aceitante no dia 12.09.2013. Diante da recusa, o portador, no mesmo dia, apresentou o título a protesto por falta de pagamento, que foi lavrado no dia 18.09.2013. 

Com base nas informações contidas no texto e na legislação cambial, responda aos seguintes itens. 

A) Quem é o avalizado nos avais em branco prestados na letra de câmbio? São avais simultâneos ou sucessivos? Justifique. 

O aval em branco, que é quando não há a identificação da pessoa a ser avalizada, por presunção, o aval recai sobre a figura do sacador/emitente do título de crédito. De acordo com o Art. 31 da LUG, na falta de indicação da pessoa, o avalizado é o sacador, nesse caso, o avalizado é Celso Ramos.

São avais simultâneos mas não sucessivos. A fundamentação de tal afirmativa advém da SÚMULA 189 – STF, a saber: AVAIS EM BRANCO E SUPERPOSTOS CONSIDERAM-SE SIMULTÂNEOS E NÃO SUCESSIVOS

B) Nas condições descritas no enunciado, indique e justifique quem poderá ser demandado em eventual ação cambial proposta pelo endossatário?

Observa-se no caso em tela que o título foi apresentado após o vencimento, datado para o dia 12/09/2013, portanto, foi apresentado fora do prazo. De acordo com o Art. 20 do Decreto Lei nº 2.044/1908, “ A letra deve ser apresentada ao sacado ou ao aceitante para o pagamento, no lugar designado e no dia do vencimento ou, sendo este dia feriado por lei, no primeiro dia útil imediato, sob pena de perder o portador o direito de regresso contra o sacador, endossadores e avalistas.” Sendo assim, o endossatário apenas poderá demandar apenas o aceitante, tendo em vista que houve a perda do direito à ação em face dos coobrigados Celso Ramos(sacador) Antônio Olindo(endossante) bem como todos os outros avalistas.

Nesse sentido o Artigo 53 da LUG determina as diretrizes para os títulos apresentados fora do prazo, a saber: “Art. 53. Depois de expirados os prazos fixados:- para a apresentação de uma letra à vista ou a certo termo de vista;- para se fazer o protesto por falta de aceite ou por falta de pagamento;- para a apresentação a pagamento no caso da cláusula “sem despesas”.O portador perdeu os seus direitos de ação contra os endossantes, contra o sacador e contra os outros coobrigados, à exceção do aceitante.”

QUESTÃO OBJETIVA: 

(TJMG – Juiz – 2014) Com relação à nota promissória, analise as afirmativas, assinalando com V  as verdadeiras e com F as falsas. 

(V) O prazo para ajuizamento de ação monitória em face do emitente de nota promissória sem força executiva é quinquenal, a contar do dia seguinte ao vencimento do título. 

(F) A ação cambial contra o endossador e o avalista da nota promissória prescreve em trinta e seis meses contados do dia em que ação pode ser proposta. 

( V) O devedor somente poderá opor ao portador da nota promissória exceção fundada em direito pessoal, na nulidade de sua obrigação e na falta de requisito necessário ao exercício da ação cambial. 

(V) Sendo a nota promissória rural, emitida por uma cooperativa em favor de seus cooperados, um título de crédito de natureza causal, a respectiva execução se encontra vinculada à eficácia do negócio jurídico subjacente.

Assinale a alternativa que apresenta sequência CORRETA. 

a) FVVF 

b) VFVV 

c) VVFF 

d) FFFV

Obrigado pela leitura! .MR


Casos: Estácio de Sá

Resposta: Marcos Rodrigues

Caso Concreto 4 Direito Empresarial II


mais…

Atividade Empresarial – Registro – Aqui

Imposto de Importação e Exportação – Aqui

ADI – Direito Constitucional – Controle de Constitucionalidade

Prática Simulada Trabalhista 08 – Clique aqui

A História do Direito – Surgimento do Constitucionalismo

História do Direito – Evolução Histórica do Constitucionalismo

Resolução CONAMA 237/97 – Aqui

Posses – Classificação, Distinções e Efeitos da Posse

Acesse o PAINEL DE CASOS CONCRETOS

Link’s Úteis

Decreto Lei Decreto – 57.663/66

Lei do CHEQUE – LEI Nº 7.357, DE 2 DE SETEMBRO DE 1985

Convenção de Viena de 1969 – Decreto 7.030 de 2009

Constituição Federal – Clique aqui

Legislação Código Tributário Nacional – Clique aqui

CC – Código Civil – LEI N 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002

Código de Processo Civil 2015 – Clique aqui

LEGISLAÇÂO – CLT DECRETO-LEI Nº 5.452, DE 1º DE MAIO DE 1943

EC 45 – EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 45, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2004

Código Penal – Clique aqui – DECRETO-LEI No 2.848, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1940

Post: Caso Concreto 4 Direito Empresarial II

Vá para Home – Clique aqui

Sobre o Autor

Ajude-me com um cafezinho. Sua ajuda é muito importante para o meu trabalho. Muito obrigado!

Clicando no link, você será direcionado(a) para uma tela com a imagem de um QRCode em nome de Marcos Rodrigues.

Ajude com qualquer valor:

Muito obrigado! Boa sorte sempre!

Inscreva-se!

Inscreva-se

* indicates required
Verified by MonsterInsights