Caso Concreto 1 Psicologia Aplicada Ao Direito
Psicologia Aplicada Ao Direito
Caso Concreto 1 Psicologia Aplicada Ao Direito
Caso Concreto 1 Psicologia Aplicada Ao Direito
Caso Concreto 01
Uma questão interessante que, por certo, merece destaque no estudo do surgimento da psicologia como ciência no século XIX, na minha opinião, trata-se da subjetividade privatizada. No excelente trabalho Psicologia? uma (nova) introdução, dos professores Luís Cláudio Mendonça Figueiredo e Pedro Luiz Ribeiro de Santi, deparamo-nos com duas condições (fundamentais) para o conhecimento científico da psicologia: uma experiência clara da subjetividade privatizada e a experiência da crise desta mesma subjetividade.
Mas o que vem a ser a subjetividade privatizada? Pelo que percebemos, estamos falando da nossa individualidade, dos nossos desejos, do nosso ?eu?, enfim, daquilo que está dentro de nós e que somente nós temos contato. E quanto à crise? Bem, estaríamos diante das transformações culturais ao longo dos anos, tais como religiosidade, arte, valores, costumes etc., determinando, de certa forma, a subjetivação e a individualização.
Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões. Há uma perplexidade, inclusive quando descobre não existir muita diferença entre os homens.
MENDES JUNIOR. Psicologia como ciência : a crise da subjetividade privatizada. Disponível em http://www.cronopios.com.br/site/artigos.asp?id=3381
Acesso em 08 jun. 2013
1-A partir do texto acima , escolha uma das transformações culturais, citadas pelo autor, e descreva como ela determina a nossa subjetividade e individualização.
Arte
Abordando a arte como influência nas transformações culturais, podemos observar as mudanças nos comportamentos sociais ao longo História das Escolas Literárias! A arte, por ser considerada uma forma de conhecimento e de cultura, foi um fator que determinou a forma de se vestir, de falar, de escrever e de agir em cada época Literária. Por meio das pinturas, estrofes musicais e das poesias, a arte mexe com as emoções dos seres humanos, contesta éticas religiosas, induz a experimentações, causa pensamentos reflexivos e estimula o desenvolvimento e a estruturação do raciocínio.
2- …” Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões”. Desenvolva esta afirmativa.
Liberdade e igualdade, eis aqui uma interminável reflexão. Poderíamos dizer que liberdade para um indivíduo significa um conjunto de escolhas, de pensamentos, comportamentos e ações. Pensando assim, a palavra liberdade nos dá uma sensação boa, de felicidade, de leveza, de poder ser, de ir e vir, mas ao contrário do que parece, liberdade é uma questão de responsabilidade.
Nossas ações estão sempre sendo monitoradas. Sujeitas a julgamentos e críticas que influenciam diretamente o nosso bem estar social, logo, nossa liberdade não é tão livre assim. Vivemos em um mundo em que a liberdade é limitada pela ética, pelas regras e pelas condições econômicas, liberdade, talvez, seja poder sonhar! Assim como igualdade é um sonho para muitos.
Todos nós temos direitos iguais, mas nem sempre desfrutamos desses direitos de forma igualitária. Falando somente do ponto de vista econômico, a desigualdade social se faz presente em grande escala nos centros urbanos. Situação resultante da falta de planejamento, de ética e do pensamento individualista de alguns homens detentores do tal capital. E assim, o tem sido desde os primórdios.
Obrigado pela leitura! .MR
Casos: Estácio de Sá
Resposta: Marcos Rodrigues
Caso Concreto 01 Psicologia Aplicada Ao Direito
ADI’s – Direito Constitucional – Controle de Constitucionalidade
História do Direito – Surgimento do Constitucionalismo
História do Direito – Evolução Histórica do Constitucionalismo
Link’s Úteis
Decreto Lei Decreto – 57.663/66
Lei do CHEQUE – LEI Nº 7.357, DE 2 DE SETEMBRO DE 1985
Código Civil – LEI N o 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002
Constituição Federal – Clique aqui
Caso Concreto Psicologia Aplicada Ao Direito