Questão Sobre o Cumprimento Provisório de Sentença

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay - Imagem das questões

Compartilhe

Direito de Processo Civil

Questão sobre cumprimento provisório de sentença no processo civil.


Questão – Cumprimento provisório de sentença

De acordo com o Código de Processo Civil, é correto afirmar sobre o cumprimento provisório da sentença que reconhece a exigibilidade de obrigação de pagar quantia certa.

Alternativas

  1. A execução provisória de crédito de natureza alimentar não afasta a necessidade de o exequente prestar caução para a garantia do juízo.
  2. No cumprimento provisório de sentença condenatória ao pagamento de quantia certa não serão devidos multa e honorários advocatícios, podendo a parte vencedora requerer a sua incidência quando do cumprimento definitivo.
  3. A anulação ou modificação da sentença exequenda implica o desfazimento da transferência de posse ou da alienação de propriedade ou de outro direito real eventualmente já realizado.
  4. O cumprimento espontâneo da execução provisória pelo executado presume a sua desistência tácita do recurso por ele interposto sobre a sucumbência controversa.
  5. Poderá ser dispensada a caução para o levantamento de quantia em dinheiro quando a sentença exequenda estiver em conformidade com acórdão proferido no julgamento de casos repetitivos.

Alternativa correta

5. Poderá ser dispensada a caução para o levantamento de quantia em dinheiro quando a sentença exequenda estiver em conformidade com acórdão proferido no julgamento de casos repetitivos.

Fundamentação

A resposta está no Art. 521

Art. 521. A caução prevista no inciso IV do art. 520 poderá ser dispensada nos casos em que:

IV – a sentença a ser provisoriamente cumprida estiver em consonância com súmula da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça ou em conformidade com acórdão proferido no julgamento de casos repetitivos.

Acesso Código de Processo Civil


Jurisprudência – Posicionamentos Isolados do STJ

AREsp 1377241

AGRAVO INTERNO NO AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL. RECURSO MANEJADO SOB A ÉGIDE DO NCPC. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO ESPECÍFICA AOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO DENEGATÓRIA DE ADMISSIBILIDADE DE RECURSO ESPECIAL. DESCUMPRIMENTO DOS REQUISITOS PRECONIZADOS PELO artigo 932, III, NCPC (artigo 544, § 4º, I, DO CPC/73). AGRAVO INTERNO NÃO PROVIDO.

Fonte:

Planalto Legislação

Acesse aqui

Acesso Código de Processo Civil


Resposta de: Marcos Rodrigues

Veja também: Painel de Casos


Gostou da resposta?

Sua sugestão é muito importante para nós. Obrigado!

Avalie nosso site(obrigatório)

Obrigado pela leitura. Forte abraço!

Sobre o Autor

Ajude-me com um cafezinho. Sua ajuda é muito importante para o meu trabalho. Muito obrigado!

Clicando no link, você será direcionado(a) para uma tela com a imagem de um QRCode em nome de Marcos Rodrigues.

Ajude com qualquer valor:

Muito obrigado! Boa sorte sempre!

Inscreva-se!

Inscreva-se

* indicates required
Verified by MonsterInsights